Nada melhor para esta coluna hoje no relançamento do Bahia Social, que homenagear 3 grandes Atletas, que mudaram a visão do futebol português fora das fronteiras nacionais e mostrar capacidade de se reinventar.

Paulo Futre

Hoje com 50 anos, foi o Único que jogou nos 3 grandes clubes Portugueses, e hoje ainda é querido e respeitado pelos torcedores dos três grandes, considerado um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos. É sócio e adepto do Sporting CP.

Sporting , FCPorto e Benfica.

futre paulo-futre

Depois veio, ele o Cara!

Luis Figo

Com  pouco mais de 40 anos e foi único Português que Criou o primeiro caos entre os espanhóis no Futebol trocando o Barcelona pelo Real Madrid, ainda nos dias recentes passados mais de 15 anos todos os Catalães ainda o Odeiam contra o orgulho dos Madrilenos em sua historia fazer parte do clube. Agora Presidente da Liga de Futsal na Índia, continua dando caminhos no mundo da Bola.

Barcelona, Real Madrid

luis-figo

Agora é a vez dele, Simplesmente  CR7. Já foi vários números de camisa, iniciando com o 28 e hoje é o  7. Alvo de várias polemicas, dentro e extra campo, gostos a parte. É o maior jogador e o mais completo jogador de futebol da atualidade em todos os aspectos do mundo do futebol em todo mundo e para todo mundo.

Jogou num dos maiores Clubes Ingleses fez historia, treinou com sumidades como treinadores Sir Alex Fergunson substituindo uma lenda Beckham ,  foi para o Real superando os valores de contratação outrora mais altos do Zidane ( hoje seu atual treinador ), foi treinado por um outro dos maiores treinadores mundiais da atualidade The Number One – José  Mourinho ( outro Português ). E foi epicentro de um dos maiores negócios da atualidade com a venda milionária da sua parte de 50% dos seus direitos de imagem para Mr. Peter Lim, empresário de Singapura que investe forte no Futebol Europeu e negócios adjacentes, falasse em algo que ronda mais de 2 bilhões de Euros por Cinco anos. Negocio Orquestrado por outro Português Jorge Mendes ( atualmente considerado um dos maiores empresários de futebol do Mundo senão o maior )

Futebol é um negocio, que envolve milhões de pessoas, milhões de Euros, muito trabalho e muitos caminhos, é um possível futuro de alegrias para seu filho, mas tem de ter muito trabalho, e boa formação. Tudo tem de ser pensado.

cr7-e-mr-peter-lim

Por isso vos chamo a reflexão, então Portugal não tem nada para ensinar? Então qual é o Caminho para os atletas brasileiros que estão se formando?

Viram o Clube onde os três Craques se Formaram? Sporting Clube de Portugal, ambos traçaram uma meta, ambos trabalharam e hoje ambos são respeitados no Mundo e Paulo Futre e Figo mesmo fora dos gramados, hoje vivem de futebol. O futebol para os Bons já não acaba mais cedo, senão vejam ( Zidane, Ronaldo Fenômeno e muitos outros ) Só é preciso fazer o Certo.

Tudo é possível hoje com toda a informação que existe, só preciso fazer o certo , e se dedicar muito.

Parabéns Paulo, Parabéns Figo, Parabéns Cristiano , Parabéns Sporting CP , Parabéns Portugal. A EuroCopa 2016 é fruto da continuidade de Vosso trabalho.