Lideranças de organizações do Baixo Sul participam de workshop

Princípios éticos, compromisso com a transparência e atuação íntegra. Estes conceitos e práticas foram fortalecidos em um workshop para as instituições que integram o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), no dia 19 de abril, no Núcleo Papuã (Ibirapitanga-BA). Ministrado pela Fundação Odebrecht, o minicurso reuniu lideranças, assessoria pedagógica e técnica das Casas Familiares e também da Organização de Conservação da Terra (OCT), além de organizações sociais apoiadas pela fundação Fundação no Baixo Sul da Bahia.

A advogada Gabriela Lira, da área Jurídica da Fundação, mediou o encontro trazendo aspectos sobre legislação e governança. Segundo ela, foi uma importante troca de experiências em um momento político e social do país que exige tal posicionamento dos representantes do terceiro setor. “As instituições do PDCIS possuem uma atuação efetiva e sabem do grande papel que assumem na região. Esta ação foi uma forma de mostrar como a ética, integridade e transparência estão presentes não só no discurso, mas também na prática dessas organizações”, afirmou.

Além de conteúdo teórico, o workshop promoveu um debate entre os participantes tendo como base questionário enviado previamente com assuntos inerentes ao tema, a exemplo da lei anticorrupção. Através de dinâmicas, também puderam exercitar procedimentos como encargos contratuais e evidências documentais para um investidor social.

De acordo com Lázaro Rodrigues, Assessor Pedagógico da Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), o diálogo participativo atingiu o objetivo de potencializar o conhecimento para todos os envolvidos, enquanto representantes de instituições que atuam com o poder público e com a sociedade civil. “As discussões contribuíram diretamente para que o nosso trabalho seja cada vez mais pautado na transparência, moralidade, legalidade e responsabilidade social. Uma referência para nossos pares, parceiros e comunidades atendidas”, disse.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *