Artigo – O que faz o médico da dor?

Por Dra. Arabi Xinguara*

Apesar da dor ser um sintoma presente em várias doenças, é relativamente nova a especialidade médica de controle da dor. A abordagem atual da medicina encara a dor não apenas como um sintoma, mas como um problema em si, que, como tal, requer conhecimento especializado para sua avaliação e tratamento.

A Medicina Intervencionista da Dor tem entre os principais objetivos reduzir e controlar a dor. O médico da dor busca ajudar o paciente, sobretudo nos casos de dor crônica, a maximizar sua funcionalidade, o que em outras palavras quer dizer proporcionar produtividade e qualidade de vida, aspectos que ficam prejudicados nesta condição (de dor crônica).

O médico da dor, por meio de sua experiência clínica e conhecimento especializado, está capacitado a determinar quais são os melhores recursos para proporcionar um tratamento que atenda às principais necessidades e possibilidades em cada caso. É o médico da dor quem investiga as causas específicas do problema, a partir do histórico do paciente, achados fisiológicos, vários estudos radiológicos e laboratoriais e bloqueios diagnósticos, de forma a chegar a um diagnóstico preciso.

Na maioria das vezes, os médicos que acompanham os pacientes com dor crônica são os reumatologistas e ortopedistas, os primeiros buscados em caso de dor, mas, cada vez mais, estes profissionais encaminham os pacientes ou atuam conjuntamente com um especialista em Medicina da Dor.

Em geral o tratamento da dor é interdisciplinar e seu controle dependerá do diagnóstico. Além do médico especialista em dor, a equipe pode contar com psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, entre outros. Estes profissionais desempenham um papel importante no tratamento, orientação e encaminhamento para cuidados, tais como programas de reabilitação e orientação de dieta, atividade física e medicação que, juntos, visam proporcionar um tratamento mais global.

O que é a dor crônica?
A dor é encarada pela Medicina como um alerta do organismo, com vistas à manutenção de sua integridade. A dor aguda é aquela que surge repentinamente e tem duração limitada. Geralmente, é um alerta sobre a existência de alguma lesão ou disfunção no organismo, como as provocadas por contusões, cólicas ou queimaduras.

Já as dores crônicas não têm essa função de alerta, é uma condição que deve ser tratada para que o paciente possa conviver com ela da melhor forma possível. Em geral, o tratamento abrange também atividades físicas e o paciente é incentivado a se manter ativo, estudando, trabalhando e seguindo com seus compromissos sociais. O importante é não deixar de buscar um especialista para o tratamento. Aliviar a dor é como aliviar a alma!

*Dra Arabi Xinguara é médica clínica da dor e acupunturista do Instituto Vita Medicina Integrativa. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *